Ana




Quem era Ana? Ela era a esposa de Elcana e mãe de Samuel. Samuel se tornou um profeta bem conhecido no Israel antigo. — 1 Samuel 1:1, 2, 4-7.

O que ela fez? Como Ana não conseguia ter filhos, ela buscou a Deus para obter consolo. O marido de Ana tinha duas esposas. Sua outra esposa, Penina, tinha filhos, mas Ana não teve filhos por um bom tempo depois de ter se casado. Penina humilhava Ana com crueldade. Mas Ana orava a Deus pedindo consolo. Ela fez um voto a Deus: ela disse que, se ele permitisse que ela tivesse um filho, ela dedicaria esse filho a ele. Ana iria entregar o filho para servir a Jeová no tabernáculo, uma tenda portátil que a nação de Israel usava para adorar a Deus. — 1 Samuel 1:11.

Deus atendeu a oração de Ana e ela teve um filho chamado Samuel. Ana cumpriu sua promessa e levou Samuel para servir no tabernáculo quando ele ainda era bem pequeno. (1 Samuel 1:27, 28) Todos os anos, ela fazia uma túnica sem mangas e levava para ele. Depois, Deus abençoou Ana com mais três filhos e duas filhas. — 1 Samuel 2:18-21.

O que podemos aprender com Ana? As orações que Ana fazia de coração a ajudaram a enfrentar situações difíceis. A oração de agradecimento que ela fez, registrada em 1 Samuel 2:1-10, mostra como era grande a fé que ela tinha em Deus.

Para saber mais sobre Ana, veja o artigo “Ela abriu seu coração a Deus”.

Para saber por que Deus tolerava a poligamia entre seu povo no passado, veja o artigo “Deus aprova a poligamia?”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A jovem sulamita

A mulher de Ló